Licenciamento Digital 2022

Todo os anos, os brasileiros que possuem veículos terrestres no Brasil precisam se organizar para efetuar o pagamento de vários tributos, entre eles está o Licenciamento Digital 2022. Deste modo, é preciso também ficar atento aos prazos do IPVA 2022 e do DPVAT 2022, além de realizar os pagamentos dentro do período correto. Continue a leitura deste artigo e saiba todas as informações necessárias para ficar em dia com o Licenciamento Digital 2022!

Licenciamento Digital 2022
Licenciamento Digital 2022

Licenciamento Digital 2022

O Licenciamento 2022 deve ser realizado todos os anos pelos proprietários de veículos em todo o território brasileiro para que, deste modo a emissão do novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) seja feito normalmente. Da mesma maneira, todos os brasileiros proprietários de um ou mais veículos, necessitam portar esse documento, garantindo assim, que todas as dívidas estão em dia com o Detran.

Além disso, atualmente o procedimento pode ser feito totalmente online, o que auxilia os motoristas e evita a espera em filas. Saiba na sequência, como emitir o licenciamento digital online, como consulta-lo e, por fim, imprimi-lo.

Como Emitir o Licenciamento Digital Online – Passo a passo:

  1. Primeiramente, procure pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)” na loja de aplicativos de seu smartphone, computador ou tablet (Disponível na Apple Play Store e na Google Play Store);
  2. Sequencialmente, faça o download e abra o aplicativo;
  3. O login deve ser feito inicialmente utilizando seu número de CPF;
  4. O próximo passo é clicar na opção “CRLV Digital”;
  5. Insira a numeração do Renavam do veículo juntamente com a placa e o número de segurança do CRV;
  6. Confira todos os dados e clique em “Ok” para finalizar o procedimento.

Obs.: O licenciamento somente será renovado quando o boleto for pago, do mesmo modo que o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e o Seguro DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres).

Consulta Licenciamento Digital 2022

Atualmente, a consulta do Licenciamento Digital pode ser feita somente pelo portal do Detran referente ao estado do veículo. Deste modo, confira abaixo o passo a passo para realizar tal consulta:

  1. Acesse o site do Detran correspondente ao seu estado;
  2. Logo na primeira página do portal, vá até a opção “Débito, restrições e vistorias” e, posteriormente, selecione o item “Seu Veículo”;
  3. Você será redirecionado para uma página de cadastramento, onde será necessário inserir seus dados pessoais e meios de contato;
  4. Ainda no formulário eletrônico, informe seus documentos pessoais (CPF e RG), juntamente com os documentos de certificação e identificação do veículo (número do Renavam 2022 e a placa do carro);
  5. Confira se todos os dados estão corretos e, por fim, clique em “Consultar”;
  6. Tenha acesso assim, à todas as informações do Licenciamento Digital de seu veículo neste ano de 2022.

Obs.: Além disso, nesse mesmo portal você poderá acessar informações válidas como pagamentos dos anos anteriores e comprovantes.

Emissão e Impressão do Licenciamento 2022

Após efetuar a emissão do Licenciamento Digital de 2022, será o momento de imprimir tal documento. Veja como é simples obter o CRLV físico:

  1. Acesse o portal: portalservicos.denatran.serpro.gov.br;
  2. Posteriormente, faça um login (caso ainda não possua realize anteriormente um cadastro no portal cadastro gov.br;
  3. O próximo passo, já dentro do portal, veja todos os veículos que você possui em seus nome e selecione o desejado;
  4. Clique no item “CRLV Digital” e faça a impressão;
  5. Repita o procedimento para os outros automóveis se desejar.