Licenciamento 2022 RJ: Valor, Tabela, Consulta

Para se ter um veículo circulando dentro das leis de transito brasileira é preciso estar com o pagamento do licenciamento 2022 RJ e uma série de impostos em dia, diferente de todos os outros impostos, o pagamento do licenciamento é um dos menores valor, o pagamento do mesmo é fundamental para a circulação do seu veículo. Confira nesse post como emitir a guia e efetuar o pagamento do licenciamento 2022 RJ, mantenha sua documentação em dia e evite dores de cabeça.

Licenciamento Rio de janeiro 2022 (RJ)
Licenciamento Rio de Janeiro 2022 (RJ)

Veja Também:


O que é Licenciamento?

Licenciamento 2019O licenciamento 2022 é o nome popular dado ao CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Esse documento comprova que o proprietário do veículo está em dia com os pagamentos dos impostos e taxas obrigatórios de seu veículo, e seu porte é obrigatório para a circulação do veículo em vias públicas.

O pagamento do licenciamento RJ deve ser efetuado anualmente, e para obter o documento, é necessário que o proprietário tenha quitado os seguintes débitos:

  • Pagamento do IPVA (imposto sobre a propriedade de veículos automotores);
  • Pagamento do seguro obrigatório DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre);
  • Pagamento da taxa de emissão do CRLV.

Sem quitar os tributos acima, não é possível obter o documento, salvo exceção. O Governo do estado do Rio de Janeiro permite fazer a vistoria e emissão do Licenciamento Rio de Janeiro sem a necessidade do pagamento do IPVA 2022, porém, é obrigatório que o proprietário esteja em dia com os pagamentos do tributo de anos anteriores. Caso permaneça inadimplente, não poderá obter o certificado de licenciamento do ano seguinte.


Licenciamento 2022 RJ

Aos cariocas o pagamento do licenciamento 2022 RJ é obrigatório para todos os proprietários de veículos automotores, tais como caminhão, carro, micro-ônibus, ônibus, motos entre outros que se enquadre na categoria.

Licenciamento RJ
Licenciamento RJ

O CRLV é o documento emitido pelo Detran RJ, enviado para o endereço cadastrado pelo proprietário, pelos correios. Ele comprova que o proprietário obteve o Licenciamento RJ, e que pagou os tributos relativos ao veículo (DPVAT e IPVA). O porte do licenciamento é obrigatório para qualquer condutor para circulação em via pública, e em caso de inadimplência, o condutor sofrerá as punições previstas no código nacional de trânsito.

A falta do pagamento do licenciamento RJ pode acarreta:

  • Multas de trânsito;
  • Apreensão de veículos;
  • Perda de pontos na carteira.

Valor Licenciamento 2022 RJ

O valor refente ao licenciamento 2022 RJ é bem menor, quanto ao valor de pagamento do IPVA, e pode ser consultado de maneira simples e fácil no site do Bradesco, onde é possível gerar o boleto de pagamento desse tributo.

Confira o passo a passo a seguir:

  1. Acesse https://banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/mais-produtos-servicos/pagamentos.shtm.
  2. Preencha o seu Renavam;
  3. Insira os caracteres de segurança;
  4. Em seguida basta clicar em continuar.

Tabela de pagamento Licenciamento 2022 RJ

Tabela LicenciamentoAnualmente a tabela de pagamento é atualizada, a tabela do licenciamento é disponibilizada para que sejam efetuados os pagamentos em dia, a tabela é organizada de acordo com a numeração final da placa do seu veículo. A tabela de pagamento para o ano de 2022 ainda não foi divulgada,


Consulta Licenciamento 2022 RJ

A consulta do licenciamento 2022 RJ pode ser feita antecipada para que se tenha ciência referente ao valor de cobrança do seu veículo, confira o passo a passo a seguir:

Consulta Licenciamento 2019 RJ
Consulta Licenciamento 2022 RJ

Pagamento Licenciamento 2022 RJ

Pagamento Licenciamento 2019Após realizar a emissão da sua guia de pagamento do seu licenciamento 2022 RJ, você poderá efetuar o pagamento de forma online diretamente no internet banking do Bradesco ou em qualquer agência bancária mais próxima a sua residência.

A sua guia de pagamento referente ao licenciamento 2022 RJ pode ser paga na:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • Itaú;
  • Santander ou;
  • HSBC.

É extremamente importante realizar o pagamento do seu licenciamento RJ em dia para evitar atrasos, pois o valor pode aumentar devido as multas e juros que será acrescida sob o tributo.


Veículos isentos do licenciamento RJ

É importante salientar que nem todos os veículos exigem o pagamento do licenciamento 2022. Confira a seguir, a lista de veículos que são dispensados do pagamento do licenciamento.

  • Veículos oficiais sendo eles federais, municipais e estaduais;
  • Veículos adaptados para portadores de necessidades especiais;
  • Reboques e similares;
  • Veículos com mais de 15 anos de fabricação;
  • Veículos de entidades filantrópicas;
  • Veículos alugados;

O Detran do Rio de Janeiro tem responsabilidade de supervisionar todos os veículos do Estado, garantindo assim que estejam em dia e com o pagamento dos seus impostos sem atraso.

Para obter mais informações referente ao seu licenciamento você pode acessar o site oficial do Detran através do www.detran.rj.gov.br.

Ou ligue 21 3460 4040 se preferir compareça ao atendimento presencial localizado na rua Presidente Vargas número 817 Centro do Rio de Janeiro.