Licenciamento 2022 RJ: Valor, Tabela, Consulta

Para se ter um veículo circulando dentro das leis de transito brasileira é preciso estar com o pagamento do licenciamento 2022 RJ e uma série de impostos em dia, diferente de todos os outros impostos, o pagamento do licenciamento é um dos menores valor, o pagamento do mesmo é fundamental para a circulação do seu veículo. Confira nesse post como emitir a guia e efetuar o pagamento do licenciamento 2022 RJ, mantenha sua documentação em dia e evite dores de cabeça.

Licenciamento Rio de janeiro 2022 (RJ)
Licenciamento Rio de Janeiro 2022 (RJ)

Veja Também:


O que é Licenciamento?

Licenciamento 2019O licenciamento 2022 é o nome popular dado ao CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Esse documento comprova que o proprietário do veículo está em dia com os pagamentos dos impostos e taxas obrigatórios de seu veículo, e seu porte é obrigatório para a circulação do veículo em vias públicas.

O pagamento do licenciamento RJ deve ser efetuado anualmente, e para obter o documento, é necessário que o proprietário tenha quitado os seguintes débitos:

  • Pagamento do IPVA (imposto sobre a propriedade de veículos automotores);
  • Pagamento do seguro obrigatório DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre);
  • Pagamento da taxa de emissão do CRLV.

Sem quitar os tributos acima, não é possível obter o documento, salvo exceção. O Governo do estado do Rio de Janeiro permite fazer a vistoria e emissão do Licenciamento Rio de Janeiro sem a necessidade do pagamento do IPVA 2022, porém, é obrigatório que o proprietário esteja em dia com os pagamentos do tributo de anos anteriores. Caso permaneça inadimplente, não poderá obter o certificado de licenciamento do ano seguinte.


Licenciamento 2022 RJ

Aos cariocas o pagamento do licenciamento 2022 RJ é obrigatório para todos os proprietários de veículos automotores, tais como caminhão, carro, micro-ônibus, ônibus, motos entre outros que se enquadre na categoria.

Licenciamento RJ
Licenciamento RJ

O CRLV é o documento emitido pelo Detran RJ, enviado para o endereço cadastrado pelo proprietário, pelos correios. Ele comprova que o proprietário obteve o Licenciamento RJ, e que pagou os tributos relativos ao veículo (DPVAT e IPVA). O porte do licenciamento é obrigatório para qualquer condutor para circulação em via pública, e em caso de inadimplência, o condutor sofrerá as punições previstas no código nacional de trânsito.

A falta do pagamento do licenciamento RJ pode acarreta:

  • Multas de trânsito;
  • Apreensão de veículos;
  • Perda de pontos na carteira.

Valor Licenciamento 2022 RJ

O valor refente ao licenciamento 2022 RJ é bem menor, quanto ao valor de pagamento do IPVA, e pode ser consultado de maneira simples e fácil no site do Bradesco, onde é possível gerar o boleto de pagamento desse tributo.

Confira o passo a passo a seguir:

  1. Acesse seu Bankline e selecione a aba IPVA ou Impostos;
  2. Preencha o seu Renavam;
  3. Insira os caracteres de segurança;
  4. Em seguida basta clicar em continuar.

Tabela de pagamento Licenciamento 2022 RJ

Tabela LicenciamentoAnualmente a tabela de pagamento é atualizada, a tabela do licenciamento é disponibilizada para que sejam efetuados os pagamentos em dia, a tabela é organizada de acordo com a numeração final da placa do seu veículo. A tabela de pagamento para o ano de 2022 ainda não foi divulgada,


Consulta Licenciamento 2022 RJ

A consulta do licenciamento 2022 RJ pode ser feita antecipada para que se tenha ciência referente ao valor de cobrança do seu veículo, confira o passo a passo a seguir:

Consulta Licenciamento 2019 RJ
Consulta Licenciamento 2022 RJ
  • Acesse seu Bankline e selecione a aba IPVA/Licenciamento ou Impostos;
  • Preencha o número do Renavam do seu veículo;
  • Insira os caracteres de segurança que aparecem na imagem;
  • Clique em continuar.

Pagamento Licenciamento 2022 RJ

Pagamento Licenciamento 2019Após realizar a emissão da sua guia de pagamento do seu licenciamento 2022 RJ, você poderá efetuar o pagamento de forma online diretamente no internet banking do Bradesco ou em qualquer agência bancária mais próxima a sua residência.

A sua guia de pagamento referente ao licenciamento 2022 RJ pode ser paga na:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • Itaú;
  • Santander ou;
  • HSBC.

É extremamente importante realizar o pagamento do seu licenciamento RJ em dia para evitar atrasos, pois o valor pode aumentar devido as multas e juros que será acrescida sob o tributo.


Veículos isentos do licenciamento RJ

É importante salientar que nem todos os veículos exigem o pagamento do licenciamento 2022. Confira a seguir, a lista de veículos que são dispensados do pagamento do licenciamento.

  • Veículos oficiais sendo eles federais, municipais e estaduais;
  • Veículos adaptados para portadores de necessidades especiais;
  • Reboques e similares;
  • Veículos com mais de 15 anos de fabricação;
  • Veículos de entidades filantrópicas;
  • Veículos alugados;

O Detran do Rio de Janeiro tem responsabilidade de supervisionar todos os veículos do Estado, garantindo assim que estejam em dia e com o pagamento dos seus impostos sem atraso.

Para obter mais informações referente ao seu licenciamento você pode acessar o site oficial do Detran através do www.detran.rj.gov.br.

Ou ligue 21 3460 4040 se preferir compareça ao atendimento presencial localizado na rua Presidente Vargas número 817 Centro do Rio de Janeiro.

4.5/5 - (4 votes)